HealthFlex
×
  • Apoio Domiciliário a Idosos
  • Laços com Futuro
    • Conheça-nos
    • Missão
    • Valores
    • Parceiros
    • Emprego
  • Serviços
  • Blog
  • Contactos
Contacto 912 539 753
(Chamada para rede móvel nacional)

Nozes na gravidez aumentam risco de asma, diz estudo

Nozes na gravidez aumentam risco de asma, diz estudo
Janeiro 13, 2010NotíciasAsmaNozes

Filhos teriam 50% a mais de probabilidades de desenvolver doença, dizem pesquisadores.

Uma pesquisa da Universidade de Utrecht, na Holanda, afirma que grávidas que comem nozes ou amendoim todos os dias podem aumentar em 50% o risco de o filho desenvolver asma.

Cerca de 4 mil mulheres grávidas responderam um questionário sobre a dieta que seguiam e seus filhos foram monitorizados durante oito anos.

Os resultados da pesquisa sugerem que os fortes alergeneos encontrados em algumas nozes podem fazer com que o feto tenha tendência a alergias.

Os pesquisadores compararam as mulheres que comiam nozes todos os dias durante a gravidez com as mulheres que consumiam “raramente” e descobriram que havia um aumento de entre 40% e 60% nas probabilidades de sintomas de asma em geral, respiração difícil e uso de esteróides nos filhos.

“Ainda é muito cedo para fazer recomendações sobre o que evitar (durante a gravidez), mas é importante que as mulheres grávidas tenham uma dieta saudável e, como ocorre com outros alimentos, nunca é bom em demasia”, diz a pesquisadora Saskia Willers, que liderou o estudo.

Choque anafilático

O estudo examinou o efeito do consumo de diferentes tipos de nozes e também de amendoim, que não é considerado uma noz verdadeira em termos botânicos. O amendoim já é associado a alergias.

“O amendoim é um alergeneo forte”, afirma Willers. “A alergia a amendoim está associada ao choque anafilático e tem menos probabilidade de ser superada do que outras alergias.”

A pesquisa holandesa também descobriu taxas de asma mais baixas em filhos de mulheres que comeram mais frutas durante a gravidez.

Os pesquisadores sugerem, no entanto, que outros aspectos de um estilo de vida mais saudável, seguido por estas mulheres, podem ser os responsáveis.

Causas

Outros estudos foram menos conclusivos a respeito da associação entre nozes e o risco de desenvolver asma.

Os factores durante a gravidez, ou no início da vida, que levam algumas crianças a desenvolver asma ainda não estão totalmente esclarecidos.A asma pode ser registada em vários membros de uma mesma família, o que sugere um forte componente hereditário, mas o ambiente ainda tem um papel importante no desenvolvimento da doença.

Leanne Male, da organização britânica de estudo da asma Asthma UK, afirma que são necessários mais estudos antes de aconselhar mudanças na dieta de mulheres grávidas.

“Alguns estudos afirmam que a vitamina E e outras propriedades que as nozes contêm, especialmente quando são consumidas como parte de uma dieta saudável, podem proteger contra a asma”, diz Male.

O estudo da Universidade de Utrecht foi divulgado na publicação científica americana American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine

Artigos recentes

  • Nozes na gravidez aumentam risco de asma, diz estudo
  • Nova York lança campanha para redução do sal na alimentação

Categorias

  • Notícias

Tag

Asma Nozes Nutrição Sal Saúde

logo

Laços com Futuro

912 539 753 (Chamada para rede móvel nacional)

geral@lacoscomfuturo.com

https://lacoscomfuturo.com

Rua 25 de Abril nº 326, Loja 123 Fracção BC, 4430-356 Gondomar

Centro de resolução alternativo de litígios

Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

Centro de Informação de Consumo e Arbitragem do Porto, Rua de Damião de Góis, 31, loja 6, 4050-225 Porto, Telf: 225029791/225508349 Fax: 225026109

E-mail: cicap@mail.telepac.pt Site: www.cicap.pt.

Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt.”

Segurança Social        Livro de Reclamações

Últimas Notícias

  • Nozes na gravidez aumentam risco de asma, diz estudo Jan 13

    Filhos teriam 50% a mais de probabilidades de desenvolver doença,...

  • Nova York lança campanha para redução do sal na alimentação Jan 13

    O Estado de Nova York está a pressionar os restaurantes...

2022 © Laços com Futuro - Serviços de Apoio Domiciliário.
IDWEB - Alojamento Web e Registo de Domínios